A belíssima canção “Imagine”, do saudoso cantor, compositor, guitarrista e escritor John Lennon, projeta em nossos pensamentos a ideia de um mundo mais justo, sem ganância, sem violência, sem fome e mais feliz para todos os povos. A melodia de “Imagine” nos transporta para o campo das ideias, um território livre de compromissos ideológicos e religiosos, que segundo Lennon, tais compromissos não contribuem para a felicidade dos homens.
O sonho de Lennon era ver pessoas vivendo a beleza do presente, livres das amarguras do passado, longe das guerras, da violência e do sistema capitalista que se levanta contra a própria humanidade. Uma mensagem de esperança, pedindo que todos compartilhem seus recursos com os outros, que promovam a união dos povos, para que assim, o paraíso se estabeleça aqui na Terra e o mundo viva em paz. Quem já não sonhou com algo parecido?
Ao propor um mundo sem religião, sem um Céu e um Inferno, Lennon demonstrou não se importar com o que possa vir depois desta vida, ou com o que Deus pensa. Ele olhou para a sociedade ao seu redor, pensou, sonhou e escreveu uma melodia prática e cheia de sentimentos. Validou a fé dos homens nos próprios homens pela ótica existencialista, onde o bem do ser humano é, na opinião de Lennon, a única coisa que importa em relação a tudo que se deve acreditar.
John, mas, e a fé em Deus? Você sabia que Deus é a fonte de todo amor que existe neste mundo? Tudo que ainda há de bom, toda esperança e ordem que equilibra o Universo emana de Deus, e não dos homens. A natureza humana está corrompida pelo pecado.
Lennon queria que todos acreditassem em sua proposta de paz, e para tanto, pede que todos tentem imaginar um mundo melhor. Se John Lennon estivesse aqui para ouvir a sua resposta, o que você diria? Toparia sonhar com ele nesse mundo fantástico descrito na música “Imagine”?
Meu caro John, quero que saiba que esse paraíso ideal já existiu. O mundo já foi um lindo jardim e Deus era visto passeando entre os homens aqui na Terra. Mas um dia, o pecado contaminou a ordem cósmica, fazendo desaparecer o paraíso e deixando como herança, a degradação da mente humana contra a sua própria espécie e contra a natureza. O Criador, então, sentiu compaixão pela criatura caída, e assim, ofereceu ao mundo o seu grande amor personificado em Cristo, para restabelecer a sua aliança com os homens.
Querido Lennon, a tua arte arrebata os nossos desejos para um lugar imaginário, porém o teu paraíso na Terra não passará de poesia, enquanto o Senhor Jesus não estiver nos corações dos homens, porque só o amor que emana de Deus pode transformar esse mundo corrompido em um lugar melhor. Infelizmente, muitos não aceitam essa verdade.
John, você se foi, mas os teus pensamentos ainda ecoam por todo o planeta. Que bom será, se pudermos um dia vê-lo novamente naquele Céu que você não quis acreditar.
Um trecho da música diz assim: “Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único”. Ao contrário da esperança que o mundo oferece, Jesus Cristo não é imaginação, Ele é uma pessoa, e a eternidade não é um sonho do futuro, é uma realidade acontecendo agora.
Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ailton de Oliveira