sábado, 23 de setembro de 2017

Todos Juntos no Mesmo Lugar

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."
(Salmo 133)

O filme de animação "Vida de Inseto" (Pixel Studio), ensina que a união dos indefesos é capaz de vencer a opressão dominante. No enredo, os gafanhotos são cruéis e tomam tudo que a formigas produzem, alegando que isso é um processo natural da vida, o que eles chamam de "o esquema". No clímax da historinha, Roper, o líder dos gafanhotos, esbofeteia a formiga Flicker na frente do formigueiro provocando o pavor nos pobres inocentes, para ensiná-los que os fortes dominam os fracos. De forma ameaçadora ele diz: "- Que isso vos sirva de lição, formigas foram colocadas neste mundo para nos servir!".

Conforme a ordem natural da cadeia alimentar retratada no filme, as declarações de Roper são plausíveis, pois tanto na vida real como no cinema as formigas fornecem, desde sempre, alimentos para os gafanhotos. Em troca desse aprisionamento trófico, as formigas são aliviadas de castigos. O desenho surpreende quando de repente, personagens ganham do autor um caráter humanizado, mostrando um ato insano de coragem ! A  formiga Flicker machucada se erguendo do chão e responde  para o líder dos gafanhotos: "- Formigas não foram feitas para servir a vocês, Roper! Então, qual é a espécie mais fraca? Formigas não servem a vocês! São vocês que precisam de nós!" 

Enquanto isso, as outras formigas olham espantadas umas para as outras e começam a perceber que a realidade pode mudar, se elas juntas, quiserem que mude... O formigueiro rapidamente se agita e o medo dos mais fracos se transforma em fúria, como se uma bomba estivesse prestes a explodir. A segurança dos poderosos gafanhotos torna-se temerária. Então, com inteligência e boa articulação a formiga Flicker olha bem nos olhos de Roper e continua dizendo: "- Somos muito mais fortes do que dizem que somos! E você sabe, não sabe?". Logo, o gafanhoto Roper se desespera esbofeteando pela última vez o rosto de Flicker, enquanto todas as formigas o encaram caminhando em sua direção.

O final da história já era previsível, pois os gafanhotos fogem, Roper fracassa como todo vilão de comédia romântica e as formigas aprendem que, quando todos se juntam num mesmo propósito, tornam-se muito fortes.

Existe um lugar onde a nossa força se estabelece : na comunhão ! Um lugar protegido pela sã doutrina bíblica, pelo amor que tudo suporta, tudo espera, que vence a opressão. Um lugar em que os indivíduos são nivelados com justiça e provisões sob os olhos atentos de Deus, que ali nos abraça, nos conforta e nos dá a vitória por intermédio de Jesus Cristo, nosso eterno Salvador e Senhor. Esse lugar é a Igreja. Esse lugar é onde você deve estar ao lado dos teus irmãos, como num "santo e delicioso formigueiro".

Venha para comunhão, Venha para a Igreja!
Ailton de Oliveira