terça-feira, 21 de agosto de 2018

"A Corrente do Bem - Passe Adiante"

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:34-35)

No primeiro dia de aula, o professor de Estudos Sociais passou para a turma do sétimo ano, a tarefa de elaborar e pôr em prática, uma ideia capaz de melhorar o mundo. Trevor, o mais interessado entre os alunos, começou a trabalhar já no caminho de volta para casa. Usando como título: PASSE ADIANTE, sua proposta era convencer as pessoas a retribuírem algum favor que tivessem recebido de alguém, a outras três pessoas e orientá-las a fazer o mesmo, para que assim, houvesse mais atitudes de bondade espalhadas pelo mundo.

Logo de início, Trevor abrigou um morador de rua em sua casa, e este, consertou o carro da mãe de Trevor e depois salvou a vida de uma outra mulher que tentava suicídio; Trevor ajudou sua mãe a vencer o vício do alcoolismo e ela, ajudou o Professor de Estudos Sociais a vencer um trauma de infância, ao morador de rua e a avó de Trevor; a avó de Trevor ajudou um ladrão, e este, ajudou seus colegas de prisão, que passaram adiante essa onda de caridade para todos na penitenciária. E assim, pessoas e mais pessoas foram ajudando outros, fazendo crescer a corrente do bem no bairro, na cidade, em outras cidades.

A última bondade de Trevor, foi tentar salvar seu colega de turma dos meninos perversos da escola. Mas, infelizmente, com um golpe covarde de canivete sua vida foi encerrada. Foi triste, os médicos, nada puderam fazer para salvá-lo. Após o sepultamento do famoso inventor do programa PASSE ADIANTE, centenas de pessoas, vindas de vários lugares distantes, reuniram-se em frente ao seu portão, para deixar no jardim uma flor, lágrimas de ternura, um sinal de admiração e a manifestação da corrente do bem.

Acabei de lhe indicar um bom filme: "A Corrente do Bem" (autora: Catherine Ryan Ryde), em que o personagem central sofre voluntariamente para ajudar, morre para salvar e permanece na memória das pessoas como lição de esperança para o mundo. Você gostaria de ter um amigo assim, disposto a morrer para te ajudar? Claro que sim! Tão óbvio como o fato, de que, o filme "A Corrente do Bem" copia a referência dramática de Cristo, em ordem e propósito: sacrifício, morte e salvação do mundo.

Nos versos bíblicos de João 13:34-35, Jesus ensinou aos discípulos que, além de cultivarem afinidade e favor entre si, eles deviam passar adiante o amor que receberam do Mestre, espalhando pelo caminho atitudes fraternas, conforme o exemplo conhecido de Jesus, para que a sociedade percebesse em seus atos benéficos, o amor de Deus, que é a esperança para o mundo.

Você quer melhorar o mundo? Você pode! Conheça o verdadeiro amor através do Evangelho de Cristo e passe adiante, para que a Palavra de Deus transforme a angústia de muitos em esperança e paz, tornando o mundo, um lugar melhor para todos.

Passe adiante, essa corrente do bem!
 

Ailton de Oliveira