domingo, 2 de junho de 2019

O Exército de um homem só

...Eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente"  (1 Samuel 17:23,24).

O confronto clássico entre Davi e Golias recebe da sociedade, um significado para além de seu contexto original, ressurgindo todos os dias no caminho daqueles que se sentem só, quando se deparam com desafios maiores que suas próprias forças. O arquétipo do medonho filisteu, pode ser retratado na preocupação de um funcionário que luta para não perder o emprego; na luta de quem precisa pagar uma dívida; na batalha de quem quer largar um vício, enquanto novas batalhas vão aparecendo a cada novo dia. Você vai encarar o problema ou vai deixar que o problema te destrua?

No âmbito comercial, por exemplo, disputas de mercado são inevitáveis, onde a perspicácia do menor busca superar o poder financeiro do maior. É como diz o poeta: "Não importa se só tocam o primeiro acorde da canção, a gente escreve o resto em linhas tortas, nas portas da percepção. [...] Somos um exército, o exército de um homem só, no difícil exercício de viver em paz..." (Banda Engenheiros do Hawaii).
Certo de que não havia oponente páreo para o seu tamanho, Golias, o grandalhão de seis côvados e um palmo propõe ao exército de Israel, uma prática comum entre civilizações antigas: somente um homem de cada lado lutaria e povo do guerreiro derrotado passaria a servir ao povo do campeão.

Nenhum outro homem de Israel queria enfrentar o gigante, se não, um jovem pastor de ovelhas chamado Davi. Então, o rei Saul lhe deu paramentos de soldado, mas o rapaz sentiu-se desconfortável dentro da armadura pesada, preferindo utilizar os recursos que possuía: cajado na mão, seixos no alforje e uma funda. Fica a dica: antes de você usar o seu cartão de crédito, certifique-se se poderá sustentar o compromisso financeiro, para que sua dívida não se torne gigante.

Ao pisar no campo de batalha, Davi avistou o inimigo usando armadura de bronze e uma lança com ponta de ferro, mas apesar da desvantagem do moço, este continuou avançando. Não havia mais volta, nem segunda chance. Algum pai haveria de chorar nas próximas horas, porém, que não fosse o seu pai, Jessé, nem o Pai do Céu que lhe deu toda a coragem para fazer o que era preciso, do contrário, os filisteus iriam dominar o reino de Judá. Guarde mais este conselho: vá ao encontro da raiz do problema, antes que o problema vá atrás de você!

Alguém já duvidou da sua capacidade de realizar um trabalho complicado? Davi diria que sim: "E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto" (1 Samuel 17:42).
A insegurança já te fez tremer diante de uma tarefa difícil? Davi tinha consciência do perigo que estava à sua frente, mas sabia também, que Deus lhe daria o necessário, por isso, respondeu para o seu grande problema: "Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado" (1 Samuel 17:45).

O coração do moço batia forte, eu suponho. Ele escolhe uma pedra do chão e municia a funda. Com os olhos fitos no alvo, estica a alça que prende a pedra, girando-a no ar com toda a força. Gira, gira e solta. Zuuummm! O pontinho rochoso corta o vento como um meteorito retilíneo, zunindo o silvo da liberdade, a esperança de muitos corações; o sonho de muitas famílias que não querem perder seus homens na guerra; o sorriso de muitas mães que esperam o filho voltar. Finalmente, a pedra encontra a testa do gigante, cravando a justiça divina na face do opressor. Em poucos segundos Golias cai. Ouve-se acalorados brados de vitória. O gigante está no chão, dominado pelo exército de um homem só.

Davi viveu em um tempo de lutas. Administrou sua aparente desvantagem e conseguiu vencer seu gigante, porque confiou no poder de Deus. Que tipo de gigante hoje ameaça a sua felicidade? Confie em Deus porque Ele é bom! Ele ouve as nossas orações, nos responde e nos fortalece.

Agora, converse com o Pai do Céu e depois, derrube o gigante!

Ailton de Oliveira