segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O Princípio do Saber

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Provérbios, 1:7).


Quando saio de manhã para trabalhar, tenho que ficar parado com meu carro em alguns trechos congestionados no caminho, até finalmente conseguir chegar ao destino esperado. O engarrafamento desgasta minha paciência, no entanto, o ócio sugere que eu dialogue com meus próprios pensamentos sobre a vida e em virtude de minha formação cristã, aproveito para meditar no conhecimento bíblico.


Enquanto medito, escuto sons das buzinas e motocicletas, vindo lá de fora. E dentro da mente, surgem barulhos de perguntas, desejos e receios que militam contra a minha fé. Bem-vindo à congestionada avenida dos pensamentos! Bem se sabe, que todas as pessoas passam pela avenida dos pensamentos, cada qual, em sua direção própria, mas nem todos sabem a direção certa a seguir, em seus pensamentos e propósitos.


Pensar é, muitas vezes, semelhante a uma autoestrada, pois há momentos em que as dificuldades avançam e as soluções travam, quando nos falta o saber específico para resolver determinados problemas. Saber o que fazer diante das dificuldades, por sua vez, requer maturação dos processos de aprendizagem. Toda pessoa que deseja se tornar sábia, precisa antes passar pelo exercício do ensino, seja qual for a área do conhecimento em questão. O saber de um indivíduo é precedido por sua experiência direta, pela observação e pela reflexão do assunto, orientado por um princípio básico. Para os filhos de Deus, esse princípio se chama: temor do Senhor e ele é ensinado na Bíblia.


Provérbio 1:7 aponta três aspectos, que estão interligados na vida de um cristão: o temor no Senhor; o saber; e o ensino. Um conselho válido no âmbito espiritual, nas relações profissionais, no convívio em sociedade e em tudo mais que o ser humano esteja relacionado. Na Bíblia estão os fundamentos essenciais da fé, que nos ensinam sobre o amor de Deus e sua Aliança com homens, por intermédio de Cristo. Mas quem não acredita em Jesus, despreza a sabedoria da Palavra de Deus, porque não teme ao Senhor e por isso, o descrente é chamado de louco, pelas Escrituras Sagradas.


Quem teme a Deus, deve saber que o Altíssimo está na direção da sua vida! Portanto, reserve um tempo diário para meditar na Palavra de Deus e confie que Ele está cuidando de você, porque "o temor do Senhor é o princípio do saber".


Ailton de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário