"Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente." (Isaías 40: 26).
Quero falar aqui, de uma pessoa especial que partiu sem se despedir. Alguém com um grande coração, a qual, vimos sua luz se apagar tão rapidamente como a luz de uma estrela cadente, uma espécie de meteoro que incendeia, atravessa a madrugada, e encontra o chão que o esfria.
Quando todos esperavam que aquela enfermidade fosse passageira, as palavras do médico ao telefone trouxeram a notícia dramática. Veja que comparação interessante: Tanto gente como meteorito, um dia cai e sua chama se apaga. Entretanto, a poesia também me permite ressaltar que, assim como os corpos celestes ornamentam o céu estrelado, existem na Terra pessoas brilhantes, que nos abençoam por meio de companheirismo e lealdade.
Muitas crianças já ouviram de seus pais, que as pessoas quando morrem, viram estrela. Este pensamento, deve confortar seus coraçõezinhos enlutados. Eu prefiro fazer apenas comparações didáticas, conforme fez o Profeta Isaías, o qual, expressa de forma poética, o zelo do Pai Celeste em relação ao Cosmos, no propósito de explicar a dedicação do Criador para com seu povo, conhecendo cada um de nós, individualmente.
Quero guardar no coração a imagem de uma pessoa amiga e verdadeira que foi importante na minha vida. Estou falando de uma personalidade que reflete luz em forma de sorriso. Minha emoção amarga hoje, a saudade de uma estrela grande que brilhou demais! Brilhou tanto, que recebeu a nossa admiração e amor. Brilhou tanto, que se gastou até o fim. Brilhou tanto, ao ponto de ajudar sempre que podia. Tão brilhante e ao mesmo tempo, tão simples.
Em sua simplicidade, ensinou mais do que sabia, deixando pelo caminho, fragmentos de uma grande sabedoria. Suas lições permanecem vivas, mas não podemos lhe dar um abraço do jeito que já foi um dia. Por isso eu me alinho à declaração de Eclesiastes 7: 4, que diz: “O coração do sábio está na casa onde há luto”.
O luto tem o seu tempo certo, pois naquela hora incerta, um anjo veio buscar a estrela enferma e irrequieta por um pouco de oxigênio, para “enxugar dos olhos a suas lágrimas”, para colocar novos ares em seus pulmões, para levá-la a um lugar onde “não existe morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, onde a antiga ordem é passado", conforme diz em Apocalipse 21:4. Mas nós não queríamos deixá-la partir, porque a estrela havia criado raízes na Terra. Ela tinha amigos, tinha um trabalho, tinha sonhos e tinha um lar para cuidar.
Deus cuidará da nossa estrelinha lá no Céu. A poesia bíblica diz, que “preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15), portanto, está claro que toda a ternura e compaixão que existe no mundo, emana do Pai das Luzes, por nós e através de nós, para o nosso bem. Por isso sentimos falta do abraço; por isso sentimos saudade de alguém.
A linda estrela se foi, produzindo um enorme buraco cósmico nos corações, pranto e saudade. Contudo, ela nos ensinou uma brilhante lição que é: saber perder, e perder caro, muito caro. Perdemos uma pessoa de inestimado valor, mas não perdemos a fé e nem a direção de Deus.
Se podemos crer e certamente cremos, que a pessoa que amamos voltou para os braços do Pai das estrelas, talvez, a ausência do ente querido possa contribuir, de alguma forma, para o nosso fortalecimento espiritual, porque nas horas de dor, o Senhor nos consola através de seu Santo Espírito. Talvez, a falta do velho braço forte, nos faça assumir com mais coragem, novas funções em casa, no dia a dia e até, algum papel importante nesse inevitável e assustador ciclo da vida. Sim, precisamos continuar a jornada! Porque os conselhos dos país permanecerão vivos na mente dos filhos. A antiga estrela passou, mas riscou no céu o caminho que leva a Cristo.
Descansemos no Senhor! Pois Deus conhece suas estrelas pelo nome e as recebe no Céu, porque um dia, o Senhor Jesus Cristo venceu a morte e para aqueles que o aceitaram como Salvador, "foi preparar um lugar". Jesus foi preparar para a sua Igreja, um lugar de descanso, um lugar de glória, um lugar onde moram as estrelas.
Descanse em paz!
Ailton de Oliveira